A Ponte Qingdao Haiwan é a maior ponte sobre água salgada existente na Terra. Localizada na cidade de Qingdao, na província de Shandong na Republica Popular da China, foi construída em apenas quatro anos, com a construção iniciada em 2007 e a inauguração ocorrendo em 30 de junho de 2012.
A ponte tem 42,5 Km de extensão, superando a antiga recordista, a Ponte do Lago Pontchartrain, nos Estados Unidos, em, aproximadamente, cinco quilômetros. Custou 10 bilhões de luan (moeda chinesa) o equivalente a 3,5 bilhões de reais. A ponte pode aguentar grandes terremotos e até uma batida de navio de até 300 000 toneladas. Tem mais de 5 200 colunas de sustentação.
A Ponte Rio Negro é uma ponte estaiada da rodovia AM 070 (também chamada de Rodovia Manuel Urbano), que liga a cidade de Manaus ao município de Iranduba, no estado Brasileiro do Amazonas. Foi inaugurada em 24 de outubro de 2011. É a única ponte que atravessa o trecho brasileiro do Rio Negro, sendo considerada como a maior ponte fluvial e estaiada do Brasil, com 3,6 Km de extensão (3.595 metros). O custo total da Ponte Rio Negro foi de 1,1 bilhão de reais.
Agora vejamos, a Ponte Qingdao custou 3,5 bilhões de reais, ou seja podemos dizer que cada 1Km custou cerca de 82 milhões de reais, já a Ponte Rio Negro custou 1,1 bilhão de reais e cada 1Km custou aproximadamente 305 milhões de reais. Porque será que uma ponte de 3,6 Km custou muito mais caro que uma ponte 12 vezes maior que ela e demorou quase que o mesmo tempo para ser construida? Superfaturamento? Isso é uma pergunta que vai ficar por um bom tempo sem resposta.
0 comentários:
Postar um comentário